Viagem e Férias

5 dicas para gestantes curtirem a Disney

É possível aproveitar as atrações dos parques de forma segura e junto com a família, basta tomar alguns cuidados e se preparar para a diversão

5 dicas para gestantes curtirem a Disney

As férias na Disney geralmente são planejadas com certa antecedência. E o que você faz se tem uma viagem marcada e descobre que está grávida?

Não precisa cancelar os planos – além de comprar fofurices para o pequeno, ainda há muita diversão nos parques para as futuras mamães.

Recentemente fui à Disneyland grávida de 35 semanas e, apesar de a viagem ter sido bem diferente que as anteriores, não foi menos proveitosa.

Aqui vão algumas dicas que as gestantes precisam ter em mente.

Primeiramente e acima de tudo, antes de fazer uma viagem, fale com seu médico. Você precisa ter certeza que tem autorização para viajar e que não há recomendações adicionais no que diz respeito às limitações médicas.

Decida quando ir

Nos primeiros meses, as náuseas e o cansaço podem atrapalhar. O terceiro trimestre também é desafiador, por causa do peso da barriga e do possível inchaço nos pés e nas pernas. O segundo trimestre é o melhor, já que, com sorte, o enjoo passou e as mamães não estão ainda no estágio mais desconfortável em que a barriga pesa mais.

Dica: para pegar o avião, cheque com a companhia aérea e com seu médico se não há problemas em voar no seu estágio de gestação. Eu visitei a Disney com 35 semanas, mas moro perto e a viagem de carro não era um obstáculo. Não é legal estar tão longe de casa a essa altura da gravidez.

Saiba em quais brinquedos ir

Durante as férias, notei uma gestante que não se juntava à família para ir aos brinquedos e ficava esperando por eles nas saídas. Provavelmente, não sabia que é seguro ir na maioria das atrações. Felizmente, a Disney tem várias opções que futuras mamães podem curtir sem perigo. Certos passeios podem ser desafiadores para a barriga de grávida, mas é só pedir ajuda para entrar e sair dos carrinhos.  

Dica: alguns brinquedos colocam restrições e alertas para gestantes. Pesquise antes no site dos parques da Disney (procure por: “Expectant Mother’s Advisory”). Se o brinquedo exibe um aviso de segurança desse tipo, não o ignore, mesmo que esteja no primeiro trimestre de gravidez. Esses alertas são colocados em atrações que provocam fortes emoções ou que podem agitar o corpo (incluindo paradas bruscas ou pressão).

O que levar

Sapatos confortáveis, que já estão surrados, são essenciais. Leve um par extra para trocar no meio do dia se for o caso. Uma garrafa de água é outro item essencial. Você pode pedir água gelada em qualquer restaurante para se hidratar. Durante os meses de calor, um ventilador portátil e uma toalha te ajudarão a ficar mais confortável.

Dica: é bom levar também uma blusa extra na mochila. Eu sempre consigo derrubar comida na minha barriga de grávida.

Petiscos nutritivos

Aquele cachorro-quente com milho soa bem, mas alimentos pesados ​​ou gordurosos podem resultar em enjoo! A boa notícia é que os parques da Disney oferecem pratos mais saudáveis, incluindo saladas, hambúrgueres vegetarianos e frutas frescas. Você vai precisar de alimentos nutritivos para manter a energia durante todo o dia.

Dica: é permitido trazer lanchinhos para os parques. Escolha alguns saudáveis com fibras, frutas e vegetais. E não se esqueça das vitaminas.

Tente fazer um intervalo

Andar pelos parques o dia todo é exaustivo. Ainda mais quando se está grávida, então planeje várias pausas para apenas sentar, relaxar e colocar os pés para cima. Durante minhas férias (no terceiro trimestre), sabia que era importante descansar durante o dia.

Enquanto minha família se aventurava em um brinquedo mais intenso, eu procurava um banco para sentar, comer alguma coisa e esperar na sombra. Voltar para o hotel para relaxar na piscina ou tirar uma soneca no meio do dia é outra boa ideia.

Dica: agora é a hora de ouvir seu corpo mais do que nunca. Tenha certeza de que está descansando durante o dia e dormindo bem à noite.

Algumas informações dessa matéria podem ter mudado. Por favor, visite o Serviço de Hóspedes online da Disneyland ou Walt Disney World, ou pergunte no Disney Parks Moms Panel para confirmar as regras atuais.

Por Julie Bigboy

(Imagem: Getty Images)