Viagem

Programas de milhagem de cias. aéreas criam atendimento especial para as crianças

Por Priscilla Perlatti

Mimos, serviços e privilégios são algumas das vantagens oferecidas para o público infantil

Programas de milhagem de cias. aéreas criam atendimento especial para as crianças

Esta semana vamos viajar e as meninas vão fazer sua estreia como Comandantes Kids - são assim que são chamadas as crianças que se inscrevem no programa de relacionamento da TAM voltado para o público infantil. Há uns meses fizemos a inscrição pela internet. Depois de algumas semanas elas receberam um crachá com foto e um material impresso muito bacana com passatempos, adesivos e diário de bordo (foto acima). Ao se cadastrarem, também tiveram acesso ao site cheio de jogos e informações sobre o universo da aviação. 

Stella e Lia estão um pouco apreensivas em relação às funções dos Comandantes Kids a bordo, imaginando se não vão ter muita vergonha de sair distribuindo balas e dando bom dia para os passageiros do voo. Mas desconfio que vai ser a maior curtição, principalmente se a tripulação autorizar uma visita à cabine do piloto.

Acho uma jogada superesperta das cias. aéreas essas segmentações de seus programas de fidelização voltadas para os 'pequenos clientes'. Com ações de abordagem familiar, acertam em cheio agradando tanto aos pais quanto aos filhos.

Se das cias. aéreas nacionais a TAM é a única que tem um programa específico para as crianças (olha a oportunidade de melhorar isso aí, pessoal do setor aéreo!!!), a concorrência entre as empresas internacionais do segmento tem desenvolvido ações bem interessantes visando estreitar o relacionamento com as famílias.

Das europeias, algumas bem cotadas são a Lufthansa, KLM e British Airways. A primeira oferece um tratamento VIP para os pequenos passageiros que embarcam em seus principais aeroportos na Alemanha, com balcão especial e escadinha para subirem e se aproximarem dos funcionários na hora do check in, cartão de embarque personalizado e embarque prioritário, além de joguinhos e passatempo a bordo.

Já a KLM, de origem holandesa, tem o Junior Jet lounge no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, com brinquedos, jogos e tratamento especial e disponibiliza nos voos intercontinentais pacotes de atividades e artigos para bebês.

A empresa inglesa British Airways tem uma página em seu site dedicada a dar dicas para as famílias que vão viajar em uma de suas aeronaves, explicando os pormenores de tarifas, check in especial e com algumas fotos ilustrando o kit de amenidades que distribuem de acordo com a faixa etária da criança. Todas as três têm opções de refeições infantis.

Eu não achei nenhum serviço especial para quem viaja com crianças dentre as principais empresas aéreas americanas. Aliás, nos sites o máximo que falam é que os pais devem se precaver e trazer consigo tudo o que possam precisar durante o voo: fraldas, comida e leite. Realmente o foco deles não é esse.

Porém, as campeãs em serviços estrelados são sempre as asiáticas. Levando todos os prêmios de melhor cia. aérea nos últimos anos, a Singapore encanta os passageiros não só com atenção genuína que suas comissárias dedicam às crianças, mas também com um cardápio incrível (nem na minha casa tem tanta escolha!) e mimos distribuídos aos pequenos como kits de entretenimento. As refeições especiais vêm em uma lancheira para serem levadas como lembrança. 

Outra já famosa pelo excelente serviço, a Emirates, tem o programa Young Flyers, que garante benefícios especiais em todas as etapas da viagem. A linha de brinquedos exclusivos deles, com monstrinhos simpáticos, é uma das coisas mais fofas que uma cia. aérea já fez para o público infantil, garante quem já embarcou com eles.

Para mais detalhes sobre os serviços oferecidos pelas cias. aéreas indico esse post do blog Viajando com Pimpolhos, que traz depoimentos e informações super detalhados sobre alguns desses programas e experiências oferecidas.

Pelas minhas horas de voo acumuladas com as crianças, posso afirmar que faz toda a diferença saber que a cia. aérea está preparada para acolher seu filho e te ajudar a fazer com que o tempo dentro do avião e o processo para entrar e sair dele sejam os mais tranquilos possíveis. Elas têm a minha prioridade!