Saúde e Bem-estar

Doar faz bem

Por Andrea Alves

Um ato de generosidade que ajuda a nós mesmos

Doar faz bem

Muita gente já percebeu que o ato de doar faz bem não só a quem recebe a doação, mas, especialmente, a quem a faz.

No século 13, São Francisco de Assis disse: “ É dando que se recebe”. A frase conhecida até hoje não poderia ser mais certa e a doação é, desde os tempos antigos até o nosso Brasil atual, um poderoso meio de combater as desigualdades sociais como a fome e a miséria, já que as ações políticas caminham em passos curtos para a melhoria.

Mas não são apenas as coisas materiais que podemos doar, embora elas sejam muito bem-vindas. Algumas pessoas dedicam parte de seu tempo a um trabalho voluntário, levando de volta para casa uma imensa satisfação.

Alguns descobrem que, além da cura da alma, podem encontrar novos talentos nesse caminho, pois se tornam professores alfabetizadores, contadores de histórias e até artistas.

Receber um sorriso de uma criança ou o abraço de gratidão de um velhinho é algo sem preço para aqueles que estão no caminho da doação.

E, segundo o budismo, não só essas ações têm o poder da doação. Muitas vezes, num ato de silêncio, podemos doar pensamentos de compaixão para a humanidade e outras vibrações positivas que agem na nossa rotina.

Mas é preciso ter cuidado com o que os especialistas chamam de “altruísmo amador”, como quando, impulsivamente, damos esmola a uma criança na rua.

Esse ato alimenta a exploração dos menores e agrava o problema. Ajudar uma instituição séria que olhe pelas crianças e dê a elas uma nova oportunidade é o melhor caminho.

Como diz o bom e velho ditado: “ É melhor ensinar a pescar que dar sempre o peixe”. Por isso, tantas instituições cuidam da educação além do fortalecimento da autoestima das pessoas.

No site Atados você pode encontrar uma instituição bacana para contribuir de diferentes maneiras, de acordo com seus talentos e possibilidades. Faça sua parte e ganhe muito de volta.

Outras instituições sérias que sempre precisam de ajuda:

 

(Foto: Getty Images)