Disney Baby

Como contar para meu filho que estou grávida?

Por Helena e Joana Cardoso

Está passando por isso? Veja algumas recomendações

Como contar para meu filho que estou grávida?

Contar sobre uma gravidez para o filho quase sempre gera dúvidas e apreensão. A realidade é que não existe uma maneira certa para dar a notícia, mas algumas recomendações de como agir, adaptando a informação a seu jeito e de acordo com idade do seu filho.

É importante, principalmente, que se passe tranquilidade. As crianças costumam espelhar seus sentimentos nos pais, e se a mãe está bem, elas também ficam. Os pais acabam servindo de termômetro para elas.

Não há momento certo para tal, mas você deve se certificar de que os exames já confirmaram a gravidez e não é apenas uma suspeita.

Se achar conveniente, pode esperar algum tempo, mas não prolongue demais essa decisão porque as crianças acabam captando algo diferente no clima familiar.

O segredo e o mistério geram muito mais ansiedade que a notícia de ter um irmão.

Dê a notícia de forma lúdica, em uma linguagem acessível à idade do seu filho. Não se preocupe em falar tudo; basta responder o que ele perguntar.

É natural que demore um tempo para ele assimilar e talvez demonstre uma falta de interesse ou importância no início. Não se preocupe, vocês terão muitos meses juntos para que novas perguntas surjam e você possa responder todas elas.

Tente envolver seu filho na gravidez para que ele vá tendo intimidade com o irmão mesmo antes dele vir ao mundo. Permita que participe da escolha da cor do quarto, da montagem, das roupas e de outras pequenas decisões.

O que for de maior importância, combine apenas com seu marido, pois a criança não deve sentir que foi responsável por uma decisão tão grande.

Acima de tudo, mostre que está ganhando um irmão e não perdendo algum espaço na família.

Por Joana Cardoso

(Foto: Morguefile)