Disney Baby

6 maneiras simples de criar aventuras com seus filhos

Lembre-se quão importante é para a criança inventar brincadeiras para deixar a imaginação fluir e tornar os momentos a dois mais especiais

6 maneiras simples de criar aventuras com seus filhos

Quando você tem filhos pequenos, mais ainda, quando seu trabalho é cuidar dos pequenos e da casa, muitas vezes passam-se três dias até perceber que não colocou a cara para fora, a não ser para tirar o lixo.

A rotina te engole facilmente e é comum se esquecer de ser espontânea e de inventar algumas aventuras com os filhos.

E mesmo sabendo que esses momentos são importantes para a infância, quem tem tempo sobrando para inventar atividades diárias?

Para agilizar essa etapa, separamos algumas dicas para criar aventuras com seus pequenos.

1. Explore a natureza. As crianças adoram explorar coisas novas, e logo ali no quintal ou na pracinha do bairro existem dezenas de folhas e flores para aprenderem sobre cores e cheiros, por exemplo. Isso também vale para os vasinhos na varanda ou o jardim do prédio.

2. Bote suas pernas para andar. Apenas sair de casa e andar pelo bairro pode ser muito relaxante, além de ser ótimo para o bebê respirar ar puro. Ele pode ir no carrinho enquanto você se exercita e aproveita um tempo com você mesma.

3. Use sua imaginação. Você se lembra como era divertido construir fortes ou cabanas quando era pequena? Conforme nos tornamos adultos, nos esquecemos como era legal usar os móveis da mamãe para fazer castelos e casinhas. Use cobertores, pufes, o sofá para criar um esconderijo na sala, e diga para seu bebê que é um lugar secreto só para vocês dois.

4. Dê um toque especial na decoração do quarto. Inspirar-se na floresta do Winnie the Poo para decorar o quarto do pequeno, por exemplo, pode ajudar vocês dois a entrarem em uma das aventuras do ursinho logo após aquela soneca.

5. Brinque com coisas simples. Para os pequenos, brincar de esconde-esconde e empilhar blocos é diversão garantida. E o que mais importa, na verdade, é ter você brincando junto com ele. Deixe a louça e a roupa para lá, e passe 30 minutos (ou quanto tempo você tiver) se dedicando a uma atividade com seu filho. Vai se tornar sua parte favorita do dia.

6. Descubra a mágica nas coisas do dia a dia. Por exemplo, não deixe que o banho seja só um banho. Esse é um momento perfeito para deixar a imaginação fluir e o pequeno ser o personagem principal de uma aventura. O banho sempre é divertido quando acompanhado de uma história. Na hora de trocar a fralda, você também pode começar a introduzir a ideia do penico contando a história de um menino ou menina que cresceu e trocou a fralda pela cueca ou calcinha. Quando uma parte do “estar crescendo” se torna uma aventura, pode ter certeza que a transição será menos estressante.

Conforme seu pequeno cresce, faça descobertas junto com ele, mesmo as mais simples, e encontre maneiras de transformar as experiências diárias em momentos incríveis - para eles e para você!

(Foto: Getty Images)