Comportamento

Por que Moana se tornou a personagem favorita da minha filha

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Quando minha filha assistiu à nova animação da Disney, vi um "clique" acontecendo dentro de sua cabecinha!

Por que Moana se tornou a personagem favorita da minha filha

Eu me lembro da primeira vez em que vi o trailer de Moana. Uma princesa que vivia em uma ilha, um semideus tatuado... Posso ser bastante sincera? Eu achei legal, divertido, mas não esperava que o filme fosse fazer tanto sucesso aqui em casa. Imaginar que a personagem se tornaria a favorita de minha filha? Nossa, um pouco de exagero, não? Pois é, só que eu paguei a língua! Fomos duas vezes ao cinema, eu e a pequena, e saímos completamente apaixonadas pelo que vimos lá.

Se vocês me perguntarem qual é o grande segredo de Moana para agradar a plateia, eu realmente não sei dizer - mas o fato é que cheguei até a ouvir de algumas meninas, ao término da sessão, que elas haviam gostado mais dessa história do que de Frozen - Uma Aventura Congelante. E talvez o mais inacreditável para mim: minha filha Catarina disse exatamente a mesma coisa!

A seguir eu conto as impressões da pequena sobre o filme, e os motivos pelos quais ela elegeu o desenho como seu atual preferido:

1) Moana é uma princesa, e não é ao mesmo tempo! A heroína da nossa história é filha do chefe da ilha de Motonui - sendo sua sucessora e futura líder do seu povo. Ok, então tecnicamente pode-se dizer que ela é uma princesa, apesar dela mesma dizer durante todo o enredo que não é. Ela não usa vestidos longos e requintados, não tem modos 100% graciosos - digamos que ela se pareça muito mais com a Valente do que com a Cinderela.

2) Ela é corajosa, exatamente como as meninas de hoje são. Quando olho para Moana, eu vejo um pouquinho de minha filha nela, assim como várias das amiguinhas de sua geração. Meninas da atualidade não esperam príncipes encantados, elas sabem que podem se lançar ao mar para correr atrás do seu destino.

3) Moana é bondosa, a ponto de se jogar ao mar para salvar seus bichinhos de estimação. Ela se arrisca até pelo galo Rei-Rei, que poderia ter virado comida nos cinco primeiros minutos do filme. 

4) A relação de Moana com sua avó é muito especial. Diferentemente do que acontece com a maioria das princesas da Disney, Moana tem mãe, tem pai, tem uma família inteira que olha por ela. Mas a relação mais forte que se estabelece no filme é a da personagem com sua avó, que é tida como a "louca" da tribo. É pela interferência da avó que Moana obtém respostas que a levarão a se lançar ao mar, tentando cumprir seu objetivo de vida. 

5) Moana não tem medo de ser quem ela é. Acho que esse é o grande recado do filme, e o ponto que as crianças consideram mais apaixonante em sua postura. Nossa heroína não tem receio de assumir os desejos da sua alma, e deixa uma grande mensagem na tela: só é possível ser feliz fazendo aquilo em que você realmente acredita. 

(Imagem: Acervo Disney)

comentarios moana, animação, Princesa, filha